Vamos falar de comida?

Se há coisa que o português gosta é de falar de comida!

nova-piramide-dieta-vegetariana

Senão vejam, espreitem o facebook, as redes sociais, os órgãos de comunicação social: são os artigos mais comentados, as fotos mais partilhadas, invejadas e babadas pelos amigos, enfim, vocês sabem do que estou a falar.

Eu aviso já que sou um bocadinho chata com a alimentação porque meti na cabeça há uns valentes anos atrás que gostava demasiado dos animais para os comer. Por isso sou vegetariana, não sou vegan, não senhor.

Ovo-lacto-vegetariana. Por opção. Não tenho nenhum problema de saúde, ninguém me obrigou. A sério que gosto mesmo muito 🙂

E não, não tenho qualquer deficiência de B12, ou, coitadinha de mim, de ferro.

Não, nada disso. Porque como bem.

Sei comer. E ainda por cima sou chata, porque detesto tofu, seitan e não acredito nada nessas coisas da substituição de uma coisa por outra devido às carências que nos meteram na cabeça que teríamos a nível vitamínico e nutricional.

Encaro a alimentação como tudo na vida: sem fanatismos, sem exageros, com muita mentalização do bom e do melhor que cada nutriente me trará naquela refeição.

Sempre que os meus alunos me pedem dicas de alimentação, dou com satisfação.

Mas não sou nutricionista. Conheço alguns muito bons e recomendo-os também. Até tenho uma aluna super dedicada que é nutricionista e health coach com quem aprendo muito. Mas cada um na sua área.

Defendo que a cada pessoa, a sua escolha.

Afinal, a liberdade é o nosso bem mais precioso.

Acredito fortemente que o exemplo é o melhor ensinamento.

Não adianta doutrinar, e tentar «colonizar o outro», como dizia Saramago, é uma tremenda falta de respeito pelas liberdades e opções de cada um.

Sabendo que com uma consciência mais ampla do nosso papel no mundo, tirando os rótulos que sempre nos colocaram em tudo desde pequenos e começando a pensar pela minha própria cabeça desde tenra idade, as coisas só tinham de progredir neste sentido.

Sabendo o que funciona para mim, em termos de treino, alimentação, literatura, música,ou qualquer outra área, no caso de alguém se identificar com isso, vamos lá!

Senão, amigos à mesma 😀

Afinal, podemos fazer tanta coisa juntos!

Deixe uma Resposta

