Diz-me se falas muito, dir-te-ei a técnica que tu és!

tumblr_nqsolkXJnl1qe59s4o1_1280Desde os meus primeiros tempos de formação que ouvia os professores mais antigos recomendarem as retroflexões (coluna para trás) para pessoas mais introvertidas e as anteflexões (coluna para a frente) para as mais expansivas.

Claro que no início não entendia porquê, na realidade uma técnica física podia mesmo alterar ou modificar um estado de espírito e até atenuar ou potenciar alguns aspectos da nossa personalidade?
A verdade é que pode mesmo.
Está comprovado que algo repetido inúmeras vezes se torna um hábito e que o assimilamos de forma profunda com o passar dos meses e anos.

Rapidamente percebi, e também me foi explicado, que nas retroflexões, em que abrimos o peito ao mundo e os nossos centros energéticos mais relacionados com a comunicação estão mais expostos, exploramos imensamente a entrega e o relacionamento interpessal.
Não é só a mente que se alarga: é o corpo visivelmente. A cabeça fica para cima ou para trás e a visão que temos do mundo expande-se.
Já as anteflexões, nos levam a ficarmos sobre nós mesmos. A visão encurta-se, recolhemos o tronco sobre os membros inferiores e estimulamos a introspecção. Leva a estados meditativos e reflexivos, de assimilação.

Logo, recomenda-se que uma pessoa expansiva, faladora, comunicativa equilibre a sua prática com mais anteflexões, uma vez que precisa de trabalhar mais os seus silêncios e a observação sobre si mesma.

Já uma pessoa quieta, calada, mais tímida, deve explorar as retroflexões, para abrir centros energéticos à comunicação, a sua linguagem corporal assumir uma nova abertura para novas experiência e entregar-se mais de peito aberto.

Claro, tudo sempre com a devida moderação e compensação.

Diz a regra que para cada retroflexão  devemos sempre compensar com duas anteflexões,  por este ser o movimento natural da nossa coluna vertebral.

E vocês, vão retroflectir ou anteflectir (ou ainda reflectir sobre o assunto…? 🙂 ? 😉

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s