Para que servem afinal as invertidas?

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Se vocês são daqueles que pensam que o nosso treino é passar a vida de cabeça para baixo, pensem melhor! 🙂

É claro que as invertidas fazem parte do imaginário de qualquer um.

Olhamos para quem as executa com a vontade de um dia lá chegar e de as realizar com a mesma leveza e facilidade que os praticantes mais adiantados.

Mas a realidade é que para fazermos uma invertida, temos todo o processo a que nos predispomos de auto-conhecimento por trás.

O verdadeiro envolvimento do treino de alta-performance é a vivência das técnicas  como um todo e, claro, quando todas elas se reúnem, o sucesso é atingido. Numa invertida ou em qualquer outra técnica.

Mas não pensemos que as invertidas são só para os praticantes avançados, que só os praticantes avançados conseguem, ou ainda que quem as pratica é muito avançado! 😉

Como eu digo sempre: de que adianta ficar com as pernas para cima e a cabeça para baixo se não respira correctamente, se não vivencia a permanência ou se o seu emocional está tão instável que não consegue ficar sentado 30 segundos imóvel observando-se sem dispersar.

Posto isto, então para que servem realmente as invertidas no treino?

– Estimulam a circulação sanguínea em todo o corpo, principalmente no cérebro, coração, bacia e coluna vertebral levando sangue rico em oxigénio a essas regiões.

– Fortalecem e equilibram o sistema nervoso combatendo stress e insónias.

– Dão vitalidade a pessoas letárgicas.

– Combatem depressão e mudanças bruscas de humor

– Atenuam problemas de varizes e peso/inchaço nas pernas e prisão de ventre.

– Reforçam os músculos das costas, pernas, nuca e abdominal.

– Equilibram todas as glândulas do corpo, principalmente tiróide, pineal, pituitária e as glândulas sexuais.

– Relaxam o corpo e trazem energia

– Amenizam problemas como asma, bronquite, dor de garganta e palpitações.

– Mantêm os órgãos do abdómen na sua posição original e ajudam no processo de digestão e eliminação de toxinas.

– Revitalizam a pele do rosto.

– Mudam paradigmas: ver o mundo de outra perspectiva elimina sensações de medo, falta de confiança e principalmente despoleta internamente processos de mudança!

Como vêm, são só vantagens.

A melhor de todas é que no caso das invertidas sobre a cabeça (foto), estas não têm qualquer contra-indicação nem necessitam de compensação.

As restantes invertidas são compensadas com técnicas específicas por serem mais exigentes a nível articular.

Normalmente são colocadas no final do treino físico para assimilar tudo o que realizámos até ali. Por isso, é importante permanecer.

Todas elas devem ser sempre observadas de perto por um professor credenciado que vos ajuda a montar a subida e a descida e, o mais importante, a permanecer ao vosso ritmo.

Depois, é só desfrutar da auto-suficiência e treinar!

Deixem fluir sem pensar muito no que querem atingir e vivenciem mais o processo para lá chegar:)

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