Treino mental

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O treino mental é uma técnica utilizada para efectuar mudanças no comportamento e auxiliar o processo de aprendizagem. Corresponde à recapitulação cognitiva de uma habilidade física na ausência de movimentos físicos explícitos. É entendido como o pensar ou o imaginar certos aspectos da habilidade que se está a aprender, sem envolvimento em qualquer movimento real.

Outros termos que aparecem na literatura referente ao treino mental são: prática mental, imagem mental, treino mental, ensaio mental, visualização, mentalização, ensaio visual de comportamento motor. A sua prática, no entanto, deve ser entendida e estruturada para possibilitar melhores resultados.

Em termos gerais, a actuação do treino mental pode ser explicada a partir de duas hipóteses: as psicológicas e as fisiológicas. Por hipóteses psicológicas entendem-se aquelas que buscam explicar a influência do treino mental recorrendo a factores, tais como motivação do sujeito, capacidade de imaginação ou atenção selectiva.

Segundo a hipótese fisiológica, os efeitos do treino mental são atribuídos a factores orgânicos tais como a estimulação subliminar da musculatura envolvida no movimento ou o despertar sensorial do organismo.

Tendo em conta todos esses factores, e sabendo que o nosso cérebro é como um músculo que precisa de treino constante, recorremos a técnicas de mentalização daquilo que pretendemos alcançar, por forma a levar essa imagem a ser compreendida pela mente, chegando até a provocar a sensação do movimento, ou interacção em concreto. 

Em estágios mais avançados do nosso Método de Treino de Alta-Performance são aplicadas técnicas de visualização, mentalização e até meditação para que o praticante atinja níveis mais elevados da sua meta inicial: quer seja em termos físicos, emocionais ou mentais. E a verdade é que o primeiro passo para atingirmos algo, é mentalizar a sua execução com detalhe, de forma constante, como se treinássemos qualquer outro músculo.

Uma mente limpa e forte num corpo flexível e resistente só pode derivar num emocional estável e capaz de contornar qualquer contrariedade. Podemos começar com um treino de concentração em imagens, símbolos ou sons apenas alguns minutos por dia, e com a supervisão do professor, ir treinando os efeitos dessas mentalizações nas questões práticas do dia-a-dia.

Vamos treinar? 🙂

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