5 Razões Para Nunca Desistir de Treinar

HighPerformance (2)

Estamos quase no horário de Inverno.

Hoje, pela primeira vez em meses, acordei para dar treino de manhã e era de noite. 🙂

Confesso que o meu primeiro pensamento foi: assim que o sol nascer, já estou a chegar à sala e pronta a receber mais um aluno. Existe melhor forma de começar o dia, a semana?

Mas a realidade é que nem todos pensamos assim. E saber que o horário solar está mais curto, deixa-nos mais inertes e com menos vontade de fazer tudo aquilo que fazíamos no horário de Verão. Fica uma certa preguiça, certo?

Perder a motivação e sentir-se desanimado para treinar é mais comum do que imagina, mas não é o suficiente para desistir dos seus objectivos ou ficar no constante vai e volta (o famoso “treinar 2 semanas e parar por 3”).

Vamos lá aprofundar pelo menos 5 razões para nunca desistirmos de treinar.

Razão 1 – Nenhum sacrifício é em vão. Nalgum momento durante a sua jornada pode parecer que os sacrifícios não valem a pena, mas não se engane. Cada treino pesado realizado sob preguiça e cada refeição feita contra a sua vontade, é colocado à frente de todas as pessoas que desistem nos primeiros obstáculos e levam uma vida comum. O que quero dizer é que mesmo que os sacrifícios não entreguem os resultados no tempo esperado, eles não estão a ser realizados à toa. Não estamos a construir apenas um corpo mais forte, mas uma mente também, e cada sacrifício é um pequeno degrau que você avança à frente da maioria. E claro que sacrifício é uma questão de óptica. Vai haver uma altura em que já não conseguimos passar sem esta rotina, e só aí veremos que estamos no caminho certo.

Razão 2 – Não está sozinho. Independentemente do problema, dificuldade ou obstáculo pelo qual está a passar no momento, tenha a certeza que não está sozinho. Pode ter certeza que outras pessoas, com objectivos iguais, estão a passar pelas mesmas provações neste momento, e muitas delas estão a conseguir sucesso mesmo assim, não há motivo para você não conseguir também.

Razão 3 – É justamente o que as pessoas querem. Na nossa sociedade, qualquer iniciativa que fuja do pensamento comum será taxada como algo “negativo”. Em outras palavras, fazer sacrifícios para poder treinar  alimentar-se correctamente numa sociedade que cultua o churrasco regado a cerveja, é algo do outro mundo. Se sente que não tem apoio suficiente ou tem a impressão de que todos tentam sabotar os seus objectivos, infelizmente, saiba que isto é a ordem natural das coisas e todos os que levam o treino a sério passam pelo mesmo. Apenas não dê o braço a torcer. 😉

Razão 4 – O tempo vai passar da mesma maneira. Treinando ou não treinando, o tempo vai passar. A vida é só uma, porque não passar esse tempo sendo alguém maior, mais forte, mais consciente e fora da zona de conforto que a maioria das pessoas se aprisionam ?

Razão 5 – Sucesso nos treinos significa sucesso na vida. Para conquistar um corpo e uma mente mais perto do que queremos, são necessários diversos atributos de personalidade que são úteis em todas as áreas, mas que ironicamente são construídos dentro da rotina de treino. Pense por um minuto, não existe alguém que tenha construído algo digno de respeito sem ser disciplinado, determinado, motivado, paciente e focado. Se isto não são qualidades que você gostaria de cultivar durante a vida toda, talvez você esteja com a motivação errada. 🙂

Auto-Superação, amigos! Diz-vos alguma coisa?

O Ser Humano consegue tudo. Basta querer. E não encontrar sempre uma desculpa para não o fazer! Vamos eliminá-las uma a uma?

Eu acho sempre que o treino serve de metáfora para quase tudo o que queremos na vida. Se não existir mesmo algum obstáculo insuperável (um problema de saúde grave, demasiadas limitações financeiras que nos levam o foco para a mera sobrevivência, e não para o viver…), conseguimos!

A nossa atitude espelha-se no treino e na vida.

Somos o que pensamos, reagimos como o neuro-vegetativo comanda.

Se não interferirmos, claro! Podemos ser nós a comandar!

O segredo é fazer algo que gostamos e deixar que o resto do mundo gire acompanhando o seu movimento gravitacional.

Afinal se nós pararmos, o mundo vai continuar em movimento.

Nós é que não 😉

Bons treinos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s