Ser Resiliente

highperformance

Todos temos adversidades na vida.

O que somos é o resultado da forma como lidamos com elas e de como reconstruímos a nossa caminhada após momentos, ou fases até por vezes mais prolongadas, que exigem bastante da nossa força anímica.

Resiliência significa voltar ao estado normal, e é um termo oriundo do latim resiliens. Resiliência possui diversos significados para a área da psicologia, administração e física.

Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum.

Resiliência na Psicologia

Na área da psicologia, a resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com os seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação.

A teoria diz que resiliência é a possibilidade do indivíduo tomar uma decisão quando tem a chance de tomar uma atitude que é correta, e ao mesmo tempo tem medo do que isso possa ocasionar. A resiliência demonstra se uma pessoa sabe ou não funcionar bem sob pressão.

Resiliência na Física

Resiliência, também chamada de resilência, é a propriedade dos materiais que acumulam energias, quando são submetidos a situações de estresse, como rupturas. Esses materiais, logo após um momento de tensão, podem ou não ser danificados, e caso seja, se ele terá a capacidade de voltar ao normal.

Consiste na resistência que os materiais apresentam quando são expostos a um choque ou percussão. É medida em quilogrâmetros por centímetro quadrado (kgm/cm2) através do instrumento conhecido como pêndulo Charpy, no qual uma massa pesada cai sobre uma proveta de dimensões padronizadas, o que provoca a sua ruptura e a energia absorvida é registrada.

E se nós somos compostos de energia e de elementos naturais, estamos constantemente sujeitos às leis da física. 😉

Resiliência na Administração

Na área da administração, resiliência faz parte dos processos de gestão de mudanças. Para as pessoas que trabalham nas organizações, elas devem ter um grande equilíbrio emocional, principalmente, para saber lidar com os problemas relacionados com o trabalho, quando as situações não ocorrem como elas esperavam. Além disso, a resiliência diz respeito à capacidade de tomar medidas que minimizam os problemas que surgem no contexto laboral.

Ser resiliente é acima de tudo, uma questão de decisão.

Decidimos ser responsáveis pelo nosso próprio destino e, como estamos em contacto constante com outras pessoas, deixarmos que esse contacto seja o mais positivo possível.

Como?

Começando por mudar muita da nossa visão sobre o mundo e sobre os «outros».

Tudo começa e tudo termina em nós.

Responsabilidade, por oposição a negligência.

O que começamos, partilhamos; o que terminamos, transformamos noutro começo.

Não começarmos nada que não tenhamos a intenção de terminar, ou apenas não antagonizar se realmente a troca de ideias não vai beneficiar em nada com isso.

E persistir.

Se cairmos ao chão, é também com a ajuda dele que nos levantamos, certo?

Vai uma aposta? 😉

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s