Geração Mindfulness – Nuno Mestre

nunom

Atleta da Selecção Nacional de Karaté Séniores / Karaté Clube de Faro

Medalha de Bronze nos Campeonatos Europeus de Karaté Montpellier 2016

Mestrado em Engenharia Civil, 28 anos

Gosto sempre de pensar no Nuno como o grande pioneiro.

Numa abordagem global, ele foi sempre o primeiro a perceber o potencial que duas forças que se complementam podem atingir.

O Nuno foi o meu primeiro atleta de alta-competição.

Foi também o meu primeiro atleta medalhado numa grande competição internacional.

Eu bem testemunhei o esforço e a dedicação que ele, bem como os companheiros de Selecção Nacional de Karaté, ao longos dos anos colocaram na sua rotina para atingirem uma meta com tantos apoios em tantos países, mas que continua a não ter a visibilidade e protagonismo que estes atletas nos merecem por cá.

nunom3

A verdade, é que quando conheci o Nuno, ele já tinha um enorme historial de competições, lesões, revezes do destino, sempre levantando-se com o dobro da determinação.

Aliado a tudo isto, andava às voltas com a exigente tese de mestrado, enquanto a alta-competição exigia o máximo da sua performance psíquica e física.

Mas o melhor é deixar que seja ele a contar este nosso encontro:

nunom1

«O que me levou aos teus treinos?

Numa primeira abordagem foi nada mais que a curiosidade! Tinha ouvido falar sobre os benefícios do yôga em termos de aumento de concentração e flexibilidade e de outras capacidades psicomotoras.

Fui desafiado pela professora Carla… Na altura em que frequentava um ginásio em Lisboa, onde ela também leccionava as suas aulas, e por vezes ficava parado a observar de fora para aquele grupo de alunos todos invertidos de cabeça para baixo

Num momento em que andava stressado por causa da tese de mestrado que estava a desenvolver, ao mesmo tempo que tinha os treinos e sentia constantemente um nervosismo e ansiedade com tudo… a Carla propôs-me um desafio. Desafio esse que consistia em “viver sem resmungar com nada durante 21 dias” manter um sorriso na cara e aproveitar a vida ao máximo! E veio então inserir nas minhas rotinas semanais treinos de yôga/alta performance.

Aceitei o desafio… apesar de que no início, assim meio desconfiado se de facto me ia dar bem ou não… 😛 O que é certo é que resultou e de facto as várias sessões e, principalmente, a vontade que a Carla tinha em mostrar o verdadeiro resultado do seu método, insistindo sempre comigo, e motivando todos os dias, fez-me acreditar nos benefícios da pratica desta “modalidade”…

Hoje em dia, apesar de praticar com menor frequência, não me esqueço dos ensinamentos e das técnicas aprendidas e recorro continuamente a elas nos momentos de maior ansiedade!

Porque ser atleta de karaté não é dar socos e pontapés, ainda mais na alta competição, é preciso muito mais, como por exemplo, uma “simples” respiração alternada! (Se não souberem o que é, a mestre Carla encarregará de vos ensinar! »

nunom2

Assim que concluiu a tese de mestrado o Nuno regressou a Faro e muitos dos nossos treinos até aos Europeus realizaram-se à distância.

Depois da conquista de Maio passado, em que a Selecção Nacional de Karaté trouxe pela primeira vez uma medalha em qualquer grande competição internacional, o Nuno voltou aos Mundiais, dando o seu melhor e resistindo sempre perante qualquer adversidade.

Vejo nele um grande amigo, uma referência de persistência mas, acima de tudo, o meu pioneiro, que abriu as portas a tantos atletas que hoje já deitaram abaixo os paradigmas sobre este método de treino, dedicando-se a ele para melhorarem a sua performance.

Sigam o percurso deste grande atleta e apoiem a Selecção Nacional de Karaté na sua Página Oficial de Facebook

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s